Seja Bem Vindo ao blog Ispiração Barroca!

O Barroco é a expressão artística, resultado de diversos conflitos religiosos, politicos e sociais. A arte barroca é pessimista, instável, contraditória, dramática assim como foi a sua época.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Barroco no Brasil

Igreja de São Francisco, Salvador Bahia

Costuma se delimitar o Barroco brasileiro entre os anos de 1601, quando foi publicado o primeiro poema épico Prosopopéia, de Bento Teixeira Pinto; e 1768, marco inicial do Neoclassicismo.
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo foi assumindo características próprias.
Na Bahia , entretanto, encontramos dois autores de maior importância na nossa literatura: o Pe. Antonio Vieira, tão fortemente ligado a vida da colônia portuguesa, e o poeta Gregório de Matos. Além destes encontramos outras figuras menores de pequena produção como Manuel Botelho Oliveira( 1636-1711), poeta cultista autor de Música do Panasmo( primeira obra impressa da literatura brasileira); e Manuel  de santa Maria Itaparica(1704-?), autor do poema “Descrição da ilha de Itaparica”.
Na primeira metade do século XVIII foram criadas no Rio de Janeiro e em Salvador academias com a finalidade de estudar a história do Brasil e produzir poesias. As principais foram a academia de Brasílica dos Esquecidos(Salvador, 1724-25), a Academia dos felizes( Rio de Janeiro,1736-40) e a Academia Brasílica dos Acadêmicos Renascidos(salvador,1759). Embora a produção poética dessas academias seja bastante ampla , seu valor literário é pouco significativo.
A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidades auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em pleno desenvolvimento.
Profeta, escultura em pedra sabão de Aleijadinho
O principal repesentante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
Igrja da Ordem Terceira de São Francisco, em Ouro Preto - MG




Nenhum comentário:

Postar um comentário