Seja Bem Vindo ao blog Ispiração Barroca!

O Barroco é a expressão artística, resultado de diversos conflitos religiosos, politicos e sociais. A arte barroca é pessimista, instável, contraditória, dramática assim como foi a sua época.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Características do Barroco


Um dos traços mais importantes que caracterizam o  Barroco é o gosto pela aproximação de realidades opostas , o gosto pelo conflito e pelas contradições violentas  O que pode ser relacionado a realidade do homem barroco, uma realidade igualmente contraditória e em transformação. Politicamente, oprimido porém economicamente livre para  enriquecer; mas apesar dessa possibilidade econômica , a estrutura social da época não lhe permitia a ascensão social.  Quanto ao plano espiritual, existem mais contradições: Ao mesmo tempo em que estão presentes as conquistas e os  valores do renascimento e o mercantilismo possibilita a aquisição de bens  e prazeres matérias, a contra reforma , como já foi mencionado, procura restaurar a fé cristã medieval e estimular a vida e os valores  espirituais. O barroco foi visto durante muito temo como a arte da indisciplina.

 No Barroco literário, podemos notar dois estilos: O Cultismo e o Conceptismo. O Cultismo é o rebuscamento formal, caracterizado pelo jogo de palavras e pelo excessivo emprego de figuras de linguagem, também conhecido como gogorismo, pela influência do estilo do poeta espanhol Luís de Gôngora, o cultismo explora efeitos sensoriais, tais como cor, tom, forma, volume, sonoridade, imagens violentas e fantasiosas, recursos que sugerem, enfim, a superação dos limites da realidade. O Conceptismo é o jogo de idéias, constituído pelas sutilezas do raciocínio e do pensamento lógico, por analogias, etc. Embora seja mais comum o cultismo manifestar-se na poesia e o conceptismo na prosa, é perfeitamente normal aparecerem ambos em um mesmo texto. Na prática, ambas as tendências (cultismo e conceptismo) se confundem, mostrando a mesma vocação para a retórica e para o formalismo.

Algumas caracteristicas do Barroco: 

Dualismo: O barroco é o movimento dualista, a arte do conflito e do contraste. Reflete a intensificação do biforntismo( o homem dividido entre a herança religiosa e mistica medieval e o espirito humanista, racionalista do renascimento). A expressão do contraste entre grandes forçças reguladoras da existencia humana: fé x razão; corpo x alma; Deus x Diabo; vida x morte, etc. Esse contraste é visível em toda produçaõ barroca, porém em determinados momentos pode ser que encontre uma conciação entre os termos, pois o artista barroco quer concilia-los e integra-los, por essa razão constuma-se ser frequente o uso de figuras e linguagem(como antítese), que buscam essa fusão.

Antropocentrica X Teocentrica:
       No movimento barroco o Teocentrismo , que esteve em alta na Idade Média, ressurge e o homem passa a viver dividido entre as coisas as visões Antropocentrica , na qual o homem é o centro do universo e responsável pelo seu destino,; e a visão Teocentrica que tem Deus como o centro do universo, e cujo o homem precisa merecer e buscar a salvasão que só receberá através de Deus.

Material X Espiritual:
      Oposição entre o mundo material e o mundo espiritual, visão trágica da vida.

Conflito entre fá e razão: 
 O homem se vê dividido entre a fé, a esperança de ser salvo e a razão os prazes carnais e sensoriais.

Cristianismo:
 A religião que impera nessa época continua a ser o Cristianimo.

Sensualismo e sentimento de culpa:
 O homem se ve dividido entre a idealização amorosa, o sensualimo é explorado ao máximo nas obras barrocas e sentimento de culpa. Deseja tanto o ser amado, que cria expectativas e sentimentos sensuais sobre esta pessoa em contra partida é tomado por um sentimento de culpa, e o medo de não receber a salvação.

Fugacidade:
 De acordo com a concepção barroca, no mundo tudo é passageiro e instável, as pessoas , as coisas, o mundo muda e nada dura para sempre. Tem conciencia do carater efêmero do tempo.

Pessimismo:
 Essa consciência da transitoriedade da vida conduz frequentemente à idéia de morte, tida como a expressão máxima da fugacidade da vida. A incerteza da vida e o medo da morte fazem da arte barroca uma arte pessimista, marcada por um desencantamento com o próprio homem e com o mundo.

Feismo:
No Barroco encontramos uma atração por cenas trágicas, por aspectos cruéis, dolorosos e grotescos. As imagens frequentemente são deformadas pelo exagero de detalhes. Há nesse momento uma ruptura com a harmonia, com o equilíbrio e a sobriedade clássica.


Santo André, de François Duquesnoy, basílica de São Pedro


Na Literatura as características mais marcantes são:

- Culto do contraste;
- Conciencia da transitoriedade da Vida;
- Gosto pela grandiosidade;
- Frases interrogativas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário