Seja Bem Vindo ao blog Ispiração Barroca!

O Barroco é a expressão artística, resultado de diversos conflitos religiosos, politicos e sociais. A arte barroca é pessimista, instável, contraditória, dramática assim como foi a sua época.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

A contrareforma

  
 Essa violenta reação da igreja ficou conhecida como Contrarreforma, durante esse período exigis-se dos fiéis que abrissem mão do espírito investigativo, das explicações cientificas, da curiosidade, da ousadia, abandonando o gosto pelas coisas terrenas.
 A igreja passou a impor a idéia de que a vida é somente a preparação para se  alcançar a eternidade. Introduziu o tema religioso em todas as atividades da vida terrena, marcando sua presença no campo político,  em festas populares, na vida familiar e na educação dos jovens. Restaurou aos homens o medo do inferno e ascendeu a busca por um paraíso celestial, estabelecendo um dualismo angustiante entre o bem e mau, o certo e o errado. Esse dualismo do duelo entre o espírito religioso e o mundo da razão foi traduzido pelo estilo barroco.



No Concilio de Trento em 1545 ficou estabelecido que:

*Principais mudanças:
  
    - proibição de venda de indulgências e de cargos do alto clero.   
    - obrigatoriedade de os clérigos fazerem seus estudos nos seminários antes de serem ordenados.
 
Principais manutenções:

    - o princípio da salvação pela fé e pelas obras.
    - o celibato clerical.
    - a crença na transubstanciação do pão e vinho no Corpo e Sangue de Cristo.
    - a indissolubilidade do casamento.
    - a validade dos sete sacramentos.

*Adaptado de: PETTA, N. L. e OJEDA, E. A. B. "A Reforma Protestante e a Contra-Reforma". In: História: uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, 1999, pp. 79-79





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário