Seja Bem Vindo ao blog Ispiração Barroca!

O Barroco é a expressão artística, resultado de diversos conflitos religiosos, politicos e sociais. A arte barroca é pessimista, instável, contraditória, dramática assim como foi a sua época.

Dicas Culturais

Museo de Arte Sacra de São Paulo:




Localizado à: Avenida Tiradentes, 676 - Bairro da Luz - São Paulo - SP
tel. 55 11 3326-5393
http://www.museuartesacra.org.br/


Situado na av. Tiradentes, 676, próximo à estação da luz, o visitante terá a oportunidade de apreciar a arquitetura e acervo instalado desde 1970 no Mosteiro da Luz considerado um dos mais importantes monumentos arquitetônicos coloniais paulistas do século XVIII.
Construído em taipa de pilão e fundado pelo Beato Frei Antônio Santana Galvão, o seu precioso acervo é repleto de imagens de santos e personagens bíblicos feitos nos séculos XVI ao XX. Entre retábulos, oratórios, pinturas, presépios, livros raros e jóias há objetos litúrgicos em prata e ouro e obras confeccionadas por vários artistas como escultores da arte imaginária como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antônio Francisco Lisboa, ”O Aleijadinho” e Mestre Valentin.
No local há obras de pintores como Benedito Calixto, Manuel da Costa Athayde, Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Anita Malfatti e mestres da arte presepista, como Felice Gori, Celebrano, Giusseppe Sammartino, Lorenzo Mosca, entre outros.
Ao entrar em outro salão, deparamos com um altar folheado a ouro e em seu teto uma representação rica em detalhes numa imensa pintura de obra de arte. Em seus corredores imagens de vários santos como a imagem de Santa Madalena feita de madeira policromada do século XVIII.
   No Salão ao lado, poderá apreciar um riquíssimo acervo de adornos e objetos litúrgicos em prata e ouro como coroas, cetros, anéis de pedras preciosas, cálices como Cálice-Custódia em prata do século XVII, entre outros objetos valiosos.
 A tradição artística instalada em um dos mais importantes monumentos arquitetônicos coloniais paulistas do século XVIII representada em obras, cenários e música ambiente nos remete ao passado nos tempos dos jesuítas, representada nesta exposição que tem um dos maiores acervos de presépios, oratórios, adornos e objetos litúrgicos valiosos representando a arte barroca da sua época.

Museo de Arte Sacra dos Jesuítas

Visite o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas. Largo dos Jesuítas, n° 67 - Centro Embu - CEP: 06803-360. Tel.:(11) 4704-2654 / Fax: (11) 4704-0675.

Situado no Largo dos Jesuítas, centro histórico de Embu das Artes, o visitante terá a oportunidade de apreciar a arquitetura da igreja Nossa Senhora do Rosário onde abriga esse museu de Arte Sacra.
Construída no estilo Barroco Paulista, o seu acervo é repleto de imagens de santos e personagens bíblicos feitos nos séculos 17,18 e 19,enfeitados com cabelo humano,armações em volta e de acessórios sacros.
Ao entrar na igreja, nos deparamos com um altar folheado a ouro, roupas usadas pelos padres jesuítas, e no  teto uma representação rica em detalhes numa  imensa pintura de obra de arte.
No andar acima, poderá apreciar treze imagens de roca representando a Santa Ceia, imagens de Jesus morto e ressuscitado, santas com semblantes triste além de outras peças modeladas em barro cota talhadas em madeira.
 A tradição artística da cidade nos remete ao passado nos tempos dos jesuítas, representada nesta exposição que tem um dos maiores acervos de imagens de santos roca no estilo barroco.